Animação Territorial

A Animação Territorial traduz-se numa forma de abordagem às comunidades, através de um processo dinâmico de intervenção. A Animação Territorial tem por objetivo facilitar a criação das condições institucionais , organizacionais e técnicas adequadas à concretização da mobilização de recursos disponíveis assegurando a continuidade da ação.

A Animação Territorial objetiva ainda a animação para a integração socioeconómica, para a inovação social e para a resiliência. Concretiza-se na ‘disponibilidade’ para apoiar a concretização de todas as ideias (de projeto) que possam esboçar-se.

 

Festas do Património

As Festas do Património operacionalizam aquele que é o Programa de Salvaguarda do Património. Um programa transversal, mas específico e identitário de cada uma das comunidades - Fenais da Luz, Rabo de Peixe, Maia e Fenais da Ajuda. Do ponto de vista operativo representa uma programação cultural em rede e participativa que se propõe a desenvolver novas experiências e a dinamizar e promover bens culturais e naturais - materiais e imateriais, através da seleção de locais e objetos artísticos e culturais, procurando a sua valorização e divulgação.

Desta forma é possível potenciar uma dinâmica entre a cultura e a economia local, consolidando aquelas que são dimensões-chave para o desenvolvimento local. As Festas do Património representam uma forma de diferenciação, trabalhando para o reforço da coesão territorial através das potencialidades e promoção do território.